29 de set. de 2011

Gatos Encantados – Dia longo...

Segunda-feira, 26 de setembro (meu penúltimo dia de férias), fomos ao Parque!

Como todos sabem, temos ainda que capturar alguns gatos para levar para a Terra dos Gatos Encantados, e fomos com o firme propósito de capturar a Linda Irmã e os gatos da Colônia Tigrada.

Bem... saímos cedo. Fui encontrar com a Sônia na Tijuca às 9 horas da manhã.

Assim que chegamos lá, fomos direto para o Reduto.

Montamos toda a parafernália de captura discretamente e em silêncio. Quando tudo ficou pronto, comecei a chamar por “Sophie” (é assim que anunciamos a nossa chegada).

Linda Irmã apareceu timidamente. E eu fui fingir que preparava o Banquete.

Fizemos de tudo! Colocamos a armadilha no chão, em cima do muro, perto da grade... E Linda Irmã, apesar da fome, não chegava perto da gente de jeito nenhum.

Linda Irmã sempre longe

Decidimos deixar a armadilha montada lá e fomos até a Colônia Tigrada. Chamei o Melancia 2 com o “Sophie” de sempre e ele saiu da Casa de Show para vir ao nosso encontro.

Estávamos com o gaiolão e ele ficou em volta, mas não se aproximou muito também.

Retiramos todos os petiscos e fomos ver se a Linda Irmã tinha entrado na armadilha.

É incrível como ela só fica por perto quando nós estamos por perto! Ela nem “ciscou” os petiscos do “caminho de João e Maria” que fizemos.

Aí, ficamos feito bobas procurando por ela... até que a vimos de novo! Ela estava ali por perto o tempo todo, nos observando!

Trocamos, de novo, a armadilha de lugar e fizemos um novo caminho de petiscos (com ela observando tudo!) e voltamos para ver os gatos da Colônia Tigrada.

Como o Melancia 2 não entrava no gaiolão, decidimos buscar a armadilha, caso Linda Irmã não estivesse por perto. E, é claro, Linda Irmã não estava por perto...

Retiramos a armadilha e levamos para a Colônia Tigrada. Ficamos lá um tempão, tentando fazer com que ele se aproximasse da armadilha... e nada.

Começamos a ficar aflitas... E resolvemos levar a armadilha de volta para o Reduto, antes que a Linda Irmã sumisse (como sempre faz...).

Achamos que deveríamos mudar o nosso comportamento e começamos a falar normalmente, enquanto montávamos a armadilha. Dessa vez, montamos de forma diferente.

Como ela estava com fome, adaptamos o comedouro por trás do pedal e deixamos a armadilha bem no local onde fica o comedouro.
E saímos do Reduto.

Ficamos vigiando por trás do portão (e Linda Irmã no vigiando também...) e descobrimos que não dá pra enganá-la ... rsrs

Voltamos para o Reduto e fomos comer... Pois já passava das 14 horas e a fome estava apertando. Levamos pão, polenguinho e coca-cola zero.

Sentamos no chão, como se fosse a coisa mais normal do mundo e lanchamos.

Linda Irmã só observando de longe.

Aí, entramos no carro e ficamos bem quietinhas de novo...

Ela começou a se aproximar... eu e Sônia prendemos a respiração... e, de repente, um rapaz da equipe que está lá fazendo as medições do terreno, chegou perto de onde estávamos para dizer que um gato tigrado estava perto de deles...

Desmontamos a armadilha e levamos para a Colônia Tigrada. Montamos toda a parafernália lá e saímos de perto. pois o tigrado que apareceu por lá é o gato que chamamos de “Oitavo Elemento”. Quase nunca o vemos e achávamos que seria quase impossível capturá-lo.

Subimos para a entrada de um dos brinquedos que fica perto dali, onde estavam sendo feitas as medições de terreno e os rapazes se animaram com a aventura.

O que foi nos chamar, com “olhos de Lince”, ficou espreitando toda a ação do gato. Eu e Sõnia não enxergávamos absolutamente NADA. Pois tinha sol e o lugar em que estava a armadilha era sombra! Tudo muito escuro!

Parecia a narração de um jogo de futebol... rs

“O gato foi pela esquerda... agora ele deu a volta... O gato está voltando pelo lado direito... colocou uma pata dentro da armadilha... Está com a metade do corpo dentro da armadilha... CORRE!!! O GATO ENTROU E ESTÁ SE DEBATENDO!!!”

Saímos correndo pela rampa. Enquanto Sônia foi ver o gato, eu corri até o Reduto, para pegar um lençol no carro! (Affe.. sou fumante... Voltei com os pulmões saindo pela boca!).

Transferimos o gato para a caixa de transferência e nos animamos!

Poxa... o gato que a gente nunca via foi capturado. Então decidimos continuar a tentar capturar Linda Irmã e o Melancia 2.

Procurando gatos e só encontrando gansos

Já eram mais de 16 horas e voltamos para o Reduto. Linda Irmã ainda estava por lá. Remontamos a armadilha com o comedouro e colocamos perto de um arbusto, onde ela costuma se esconder.

Enfiei a cabeça dentro do arbusto... (me arranhei toda!) e ela não estava lá.

Dei a volta e, de repente, vi Linda Irmã, em cima de uma mureta... me olhando... Ela estava lá o tempo todo, bem quieta... Não deve entender o que fazemos... Nos arrastamos, nos escondemos, nos arranhamos... rsrsrs

Bem, voltamos para o carro e esperamos... esperamos... esperamos...

Desmontamos a armadilha e voltamos para a Colônia Tigrada. Montamos a armadilha e esperamos... Jogamos iscas e esperamos... jogamos iscas e esperamos... Nos escondemos atrás dos quiosques e esperamos... e ele foi embora para a Casa de Show.

Já estava começando a escurecer e ainda tínhamos que ir para Araruama! São mais de duas horas de viagem e ainda tinha o engarrafamento da hora do rush...

Abastecemos o comedouro da Colônia Tigrada (ele agora ficou sozinho lá...) e voltamos para o Reduto.

Linda Irmã continuava por lá... só que muito longe de nós. Ainda tentamos mais uma vez capturá-la. Mas ela foi embora.

Colocamos um super Banquete pra ela, abastecemos o comedouro e, por volta das 17:30, saímos dali.

Passamos no novo ponto de alimentação das gatas da Cidade Fantasma (que agora é dentro do Parque), e vimos que não adianta... Os gambás comem tudo mesmo. De qualquer forma, abastecemos o comedouro.

Passamos na Frente do Parque e vi a Pio. Sandy não deu as caras pra gente. Mas o segurança a viu e já tinha colocado a comidinha delas.

Em uma das incursões à frente do parque a Angela viu a Pio - vista de dia e à noitinha

Já passava das 18 horas, quando saímos do Parque, na Barra da Tijuca!
Um trânsito medonho!

Subimos o Alto da Boa Vista, com um trânsito medonho!

Andamos pela Tijuca, Centro, Ponte Rio Niterói e estrada com um trânsito medonho...

E o “Oitavo Elemento” quietinho... nem um miado...

Chegamos em Araruama às 21:30.

Fomos direto ver os Encantadinhos!

Soltamos o Oitavo e, claro, ficou assustado e correu para se esconder. Não escalou as telas como os outros. Mas ficou bem assustadinho. Mas isso logo deve passar...

Alguns demoram mais tempo para relaxar e aproveitar a nova BOA vida, mas logo vão descobrir que nunca mais vão passar por nenhum perigo.

Alguns gatos correram ao nosso encontro (quase todos correm ao encontro da Noêmia!).

A maioria deles já se sente em casa. Rolam como croquetes... Até gatos que nunca tinham rolado antes, agora rolam felizes!

CENAS ENCANTADAS

Narizinho na caminha

Olhinhos que brilham (uma das coisas que fez com que me apaixonasse pelos Encantados... lá no começo)

Carretel - um gato em cima, outro escondido

Patynho


Trânsito intenso

Benvindo tomou conta da casinha

Branquinho amou a caminha

Disputa pelo carretel

Filhota sempre carinhosa

Alguns gatos ainda estão assustados, mas muito menos que no início! Afinal, estão protegidos, não precisam brigar com gambás por comida, tem Banquete todos os dias e comidinha farta, além de caminhas quentes...

Estão comendo bem e a Noêmia faz Banquete todos os dias!

Ela mal consegue servir o Banquete!

Pois antes, quando a gente levava o Banquete para as Colônias, eram poucos gatos em cada lugar... Agora, são VINTE gatos juntos! (quer dizer, vinte e um...)

Todos ávidos pelo petisco! Atacam a Noêmia!!!

Tiramos algumas fotos (noturnas e com flash... não fazem justiça ao que é visto lá!) e fomos comer uma comidinha especial que Noêmia fez pra gente!

Aliás, Noêmia serve Banquete para os gatos e para nós!!!!!!!

Bem... Jantamos por volta das 22:30...

Conversamos um pouco sobre toda a nossa “epopéia” e o lindo futuro dos Gatos Encantados com a família Camillo, afofamos os gatos da casa, voltamos para nos despedir dos Gatos Encantados.

Passava da meia-noite quando saímos de Araruama.

Bem... viagem longa...

Sônia, gentil mais uma vez, me deixou em casa por volta das 2 horas da manhã... e até chegar na casa dela, deviam ser quase 3 horas da manhã...

(Espero que Linda Irmã e Melancia 2 leiam esse relato! Espero que, sabendo das inúmeras horas que ficamos à disposição deles, passem a “colaborar” conosco! Foram 19 horas seguidas... Affe... nem trabalhando fiquei tanto tempo “trabalhando”... rsrs ).

Enfim... Não voltamos com as “mãos vazias”. O tigrado mais arisco já está na Terra dos Gatos Encantados.

Hoje, fiz o “desenho” das prateleiras que serão colocadas nos muros. Os arranhadores já estão sendo providenciados, vamos plantar CatNip, já colocamos um carretel imenso e um barril que achamos para eles brincarem.

Ainda falta a decoração, as plantas, mais brinquedos e distrações... Estamos aprendendo tudo isso junto com eles.

E, certamente, faremos o melhor possível para que os Gatos Encantados sejam “felizes para sempre”!

10 comentários:

Christopher disse...

Vocês têm autorização para entrar no parque? Se sim, gostaria muito de marcar um dia com vocês, pois preciso muito tirar fotos do parque como ele está, deve estar muito bonito com o aspecto abandonado (embora seja triste isso).

Em troca por esse grande favor, eu poderia fazer uma doação boa para o projeto de vocês. Qualquer coisa, é só entrar em contato comigo por e-mail: capetati@gmail.com

Muito obrigado!

Sônia Schmidt disse...

Christopher
Temos autorização para entrar, sim, porque já atuamo lá há 4 anos, mas não temos autorização para tirar foto de tudo...
Talvez seja melhor você entrar em contato com a administração do parque para que eles autorizem sua entrada com essa finalidade.

Se pudéssemos levá-lo, com certeza o faríamos sem receber nada em troca. Claro que ajuda para a manutenção dos animais é sempre bem vinda, mas somente a ajuda espontânea que costumamos receber de pessoas que apoiam nosso projeto e amam os animais.

Kati Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kati Rodrigues disse...

Lindo... amei ler o blog... iria amar poder ajudar vcs, indo lá, alimentar e resgatar os filhotes. Eu tenho 30 gatos, todos em casa, não é tudo tão arrumadinho como o de vcs, mas eles estão felizes aqui... Pena eu morar tão longe. Contem tudo sempre.. quero saber de todas as novidades e saber qdo a Linda Irmã foi para a futura casa encantada... Esse blog realmente é um conto de gatos encantados.. beijosss

www.gatocomkati.blogspot.com

Thalita Dias Braga disse...

Eita falta pouco!!!!!!!!!!!!!!

Mel Preciosa disse...

Hoje eu não chorei... Só dei muita risada!!! Vocês estão parecendo atrizes de filme pastelão!!! Fiquei imaginando vocês agachadas e deitadas atrás das moitas... rsrsrsrs Já pensou se tem um formigueiro??? rsrsrsrsrs Como sempre, vocês fazendo tudo pelos Amadinhos Encantados. Não vejo a hora de todos estarem lá. E que alegria ver a felicidade deles na nova casa. E eu vou... Não no Rock in Rio, mas na Terra dos Encantados. Um dia eu vou... Me aguardem...
Beijo Meninas Encantadas.

Christopher disse...

Entendo perfeitamente Sonia. Mas você pode falar mais sobre isso? Eles determinaram isso pra vocês? Se sim, como eles recomendaram? "Entre aqui mas não tire foto de tudo", é isso o que eles dizem?

Saberia me informar se a administração de lá é maleável? Dá pra conversar legal e fazer esse pedido a eles?

Obrigado por tudo!

Abraços!

Anônimo disse...

Domingo dia 4 de outubro é dia de São Francisco de Assis. Vou rezar para que quando vocês voltarem lá no domingo consigam pegar os restantes.

Sônia Schmidt disse...

Christopher... nunca divulgamos fotos do local, pois preferíamos não dizer onde é...
Mas uma vez me pediram para tirar fotos e tirei... aí, me pediram para não divulgar mais.
É difícil ter contato com o pessoal da administração, mas se você quer entrar só falando com eles mesmo...

Gatos da minha vida: Lola, Lilica, Smigol e Preta disse...

Uhuuuu, que maravilha!!! Vcs vão conseguir capturar ela, boa vibrações, vai dar certo, falta mto pouco!!!;-)
Bjinhaaaus
Wayne