16 de set de 2011

Gatos Encantados – Um Mundo Encantador...

Você é isso,
uma beleza imensa,
toda recompensa,
de um amor, sem fim.

Cliquem na setinha para ler o relato ouvindo a música - no final, postamos novamente para que assistam ao vídeo

Ontem, 14 de setembro, fomos ao Parque.

Não é comum irmos ao Parque em dia de semana. Mas ontem, o dia era especial.

Mais que especial, era o DIA D do início da realização de um sonho. E esse relato será mais longo... São muitas novidades.

A Terra dos Gatos Encantados está pronta!

Nem consigo acreditar que estou escrevendo isso...

Eu e Sônia decidimos não comentar com ninguém que começaríamos a transferência dos Gatos Encantados essa semana. Pois não sabíamos se conseguiríamos e não seria legal criar expectativas.

Planejamos tudo... Tirei alguns dias de férias, Sônia se programou, pedimos que o segurança não colocasse comida para os gatos de manhã, pensamos em quem capturaríamos primeiro, como seria a logística, o que precisaríamos levar, quantas caixas de transporte cabiam no carro...
Um monte de coisas...

Branquinho ficaria na casa da Sônia e o pegaríamos depois pra seguir viagem até Araruama. Decidimos passar a noite em Araruama para garantir que tudo ficaria bem...

Enfim... tudo planejado. A ansiedade era indescritível.

Amanheceu chovendo muito... Mas, como todos já sabem, somos teimosas e partimos para o Parque super cedo!

Chegamos no Parque às 8 horas da manhã e começamos a arrumar tudo.
Fomos, primeiro, para a Frente do Parque. Os gatos, com fome, logo apareceram.

Júnior e Cabeção vieram nos receber miando bastante. Melancia, Sandy e Pio se chegaram, mas não muito.

Em nossos planos para hoje, estavam Júnior e Cabeção. Sônia conseguiu empurrar o Júnior para dentro da caixa de transporte rapidinho!

Já Cabeção, ficou se esquivando da gente.

Aí, para não deixarmos ele estressado, fomos para o Reduto.
Todos os gatos apareceram...

Eles também estavam famintos. Logo se aproximaram. Mas pensamos em pegar Sophie primeiro e fui buscá-la na Casa de Show.

Sophie foi colocada na caixa de transporte sem problemas.

Logo chegou a vez do Gooordo... E também conseguimos colocá-lo dentro de outra caixa.

Começamos a ficar animadas...

Não demorou e conseguimos capturar a Sialatona com caixa de transporte também!

Caramba... já eram QUATRO GATOS capturados! E ainda tinha o Branquinho!!!

E então, sobraram os gatos mais “difíceis”...

Partimos para cima do Patynho... E a Sônia, mais uma vez, numa captura espetacular, empurrou Patynho para dentro da caixa de transporte com uns tapinhas na bunda... ele foi entrando!

UAU... CINCO GATOS!

Fomos atrás da Filhota... que não chegou nem perto da caixinha... Nessa hora, Sônia, que já estava eufórica, pegou a Filhota como “tangerina” (uma nova técnica que Sônia aprendeu com a Fernanda, adotante das pretinhas da pedra) E eu corri com a caixa de transporte!

E mais um gato “embalado” para ir embora...

SEIS GATOS!!!! E ainda tinha o Branquinho!!!!

Não parecia real...

Você é isso,
uma nuvem calma,
no céu de minh'alma,
é ternura em mim.

Nessa hora, os gatos já não queriam ficar perto da gente... rs

Estavam desconfiados. Linda Irmã e o Pretinho que só come ração seca nos olhavam muito de longe.

Mamãe da Filhota e Pancinha ficaram numa distância segura...

Aí, fomos até a Colônia Tigrada para ver os gatos!

Apareceram OITO gatos Tigrados! Trairinha, Narizinho e Cia .

Benvinda estava lá... miando bastante e fizemos carinhos nela (para que ela esqueça o “passado”).

O outro preto e branco, peludão, também se aproximou um pouco. Consegui, enfim, fazer fotos um pouco mais decentes dele. É muito lindo!


Colônia Tigrada


Benvinda e o outro preto e branco

Narizinho

Servimos banquete para os Tigrados e fomos para a Frente do Parque. Tínhamos que tentar pegar Cabeção...
Sônia se aproximou dele e o pegou usando a técnica da “tangerina”. Mais uma vez, corri com a caixa de transporte e conseguimos colocá-lo para dentro!


Resultado da "técnica da tangerina" - gatos capturados e braço mordido



SETE GATOS! E ainda tinha o Branquinho! Eram, então, OITO GATOS!

Voltamos para o Reduto... de armadilha em punho!

Montamos a armadilha e ficamos esperando pra ver quem entrava... Mamãe da Filhota, Pancinha ou Linda Irmã... (o Pretinho que só come ração seca já tinha “dado linha na pipa”)

Ficamos esperando e a Mamãe da Filhota entrou na armadilha... mas não foi até o final (onde fica o pedal que desarma e prende). Ficamos sem respirar... Até que a Pancinha entrou na armadilha também...

Ficaram as duas no início da armadilha, comendo o bocadinho de Banquete que estava no pedal.

De repente, Pancinha, gulosa, deu um passo a frente... e a armadilha fechou com as duas lá dentro!!!

Passamos cada gata para uma caixa de transferência.

E, inacreditavelmente, tínhamos DEZ GATOS para levar para a Terra dos Gatos Encantados!

Foi tudo muito rápido! Em torno de quatro horas capturamos nove gatos... e ainda tinha o Branquinho!

Não tínhamos mais nenhuma caixa de transporte e nem espaço no carro da Sônia. Isso foi um pouco triste! Pois no Reduto, ficaram apenas a Linda Irmã e o Pretinho que só come ração seca... Foi difícil deixá-los lá.

Claro que só fotografei a Colônia Tigrada... Não tem como capturar e fotografar ao mesmo tempo!!! Sem contar que a adrenalina estava tão alta, que nem lembrei de pegar a câmera na bolsa!

Mas não perdemos tempo! Fomos até a casa da Sônia, com todos os gatos dentro do carro, para buscar o Branquinho.

No caminho, sentimos um “cheirinho” no carro... Chovia, mas não havia chance de ficarmos com as janelas do carro fechadas!

Na garagem do prédio da Sônia descobrimos o responsável pelo “cheirinho”... Era o Patynho!

Subimos com ele para limpar a caixa de transporte e o André, maridão (mais que especial) da Sônia ficou no carro tomando conta dos gatos!

(Ah... eu vi a Mãezinha!!! Está um bolinha de tão gordinha! Coisa mais linda!!!)

Fomos rápidas! Acomodamos todo mundo de novo no carro e partimos para Araruama.

No caminho, conversamos sobre esse relato.

Quando falei no “fundo musical” que imaginei para contar essa história, Sônia, que também conhece bem essa música, começou a se emocionar... eu, que sou uma manteiga derretida, já comecei a “marejar”... e choramos.

Choramos de alegria, de alívio, gratidão, pela certeza que nunca mais aqueles gatos passariam por nenhuma dificuldade, por saber que estariam protegidos, cuidados, amados... seguros...

A emoção não coube dentro de nós. Transbordou pelos nossos olhos.
Amamos cada um desses gatos.

Você é isso,
estrela matutina.
luz, que descortina,
um mundo encantador


Dia 19 de setembro, o projeto Gatos Encantados faz QUATRO anos!

Foram quatro anos de angústias. Um turbilhão de emoções. Dias felizes, dias de tristeza sem fim... Mas mesmo nos dias felizes, não existia paz.

Quatro anos de preocupação com a segurança desses peludinhos...

E DEZ deles estavam ali com a gente, indo para a Terra dos Gatos Encantados!

Uma vida nova... Nunca mais ter que enfrentar gambás para comer, nunca mais ficar sem comida, nunca mais não ter quem olhe por eles.

Desamparo? Nunca mais...

Não sei se dá pra colocar em palavras o que estávamos sentindo... Talvez essa palavra não exista...

Enfim, chegamos em Araruama.

Antes de soltar os gatos, fizemos uma ronda para checar cada possibilidade de escape. Cada junção das telas, cada espaço das telhas, cada pedacinho da Terra dos Gatos Encantados foi checado.

E em cada menor possibilidade de escape, os rapazes da obra, comandados pelo Seu Jair, prontamente faziam os ajustes. Ainda faltavam alguns pequenos detalhes, mas nada que colocasse em risco a segurança deles.

Arrumamos os cafofos, montamos o “condomínio” e forramos cada prateleira com uma cobertinha de pelúcia de onça (que compramos no SAARA), preparamos um super banquete e colocamos potes com água.

Aí, chegou o momento de abrir as caixas de transporte.

Somente eu e Sônia dentro do gatil... e todo mundo assistindo aquele momento pelo lado de fora...


Checando a segurança antes de abrir as caixas de trasnporte



Gatinhos esperando


10 caixas com Gatos Encantados

Até a Paty teve que emprestar a caixa cor-de-rosa - mas Branquinho é menino, tá?

Mais caixas, mais Gatos Encantados!

Cafofo pronto para recebê-los


Finalmente!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Paynho sempre guloso

Pançola assustada

Cabeção assustado

Mamãe da Filhota em pânico

Branquinho, Sialatona e um tigrado que não sei identificar na espreita

Sophie não se faz de rogada... Sialatona buscando uma rota de fuga e Gooordo meio encolhido

Sialatona parece ter gostado, Júnior nem tanto


Esse foi o nosso grande momento. Apresentar aos Gatos Encantados sua nova casa... o que nos esforçamos tanto para oferecer pra eles...

E fomos abrindo as caixas... alguns gatos saíram correndo das caixas... desorientados, muito assustados... e correram, tentando sair de lá!

Esperávamos essa reação!

Alguns escalaram as telas, tentaram escapar, corriam de um lado para o outro, sem saber o que estava acontecendo, onde estavam...

Deve ter sido terrível para eles. Não conheciam aquele lugar! Não conheciam aquelas pessoas que estavam ali, assistindo tudo!

Não eram muitas pessoas... mas eles estavam em desvantagem. Sentiram-se ameaçados, vulneráveis. E sabemos que gatos odeiam isso, né?

E cada um foi se comportando de forma diferente:

Mamãe da Filhota, assustadíssima, tentava descobrir como fugir daquele lugar. Escalou telas e portas, até se esconder num cantinho.

Pancinha ficou apavorada. Arranjou um lugarzinho pra se esconder e ficou bem quietinha.

Sophie ficou tranqüila. Passeava por todos os cantos para conhecer o local.
Branquinho, como sempre, carinhoso e tranquilão.

Gooordo ficou assustado, mas ficou bem.

Júnior, miou muito. Reclamou bastante, mas aceitou carinhos, apesar de ficar olhando em volta pra descobrir algum ponto de fuga.

Cabeção também ficou muito tenso. Um pouco arredio, mas parecia estar reagindo bem.

Filhota, ficou muito assustada. Mas aceitou um pouco de carinho.

Sialatona, também ficou bem assustada, mas não chegou a ficar apavorada e logo aceitou um carinho aqui.. outro ali...

Patynho é que teve a reação mais preocupante. Ele sempre foi o mais arredio e ficou muito apavorado. Corria de tudo e de todos.

O FSSSSSS rolou solto!

Saímos do gatil e os deixamos em paz. Sentamos na varanda da casa da Noêmia e ficamos observando de longe.

Estava frio e chovendo... e os gatos ficaram na chuva.

Mais tarde, entramos no gatil e tentamos levar todos para dentro dos cafofos. Afinal, tinha cama quentinha e fofinha para eles.
Secamos alguns gatos e os induzimos a deitar nas caixinhas do “condomínio”.

A Sialatona se deixou secar com uma toalha e a cobrimos... e assim ela ficou por muitas horas dormindo bem aquecida.

Cabeção também gostou do dengo e ficou um tempão deitadinho.

Branquinho se apossou de um dos cafofos e fazia Fsss pra qualquer outro gato!

Secamos Júnior, Filhota, Gooordo, Sophie... Mas dos outros, nem conseguimos chegar perto.

Deixamos eles em paz de novo. Mas nós ainda não estávamos em paz!

Voltamos lá mais algumas vezes... até que, de madrugada, fomos dormir. Quer dizer... tentar dormir!

Como dormimos no mesmo quarto que o Bebê (quem lembra dele???) não tinha como dormir de verdade.

Pois além de levantarmos toda hora pra olhar o gatil pela janela, Bebê mordia nossos pés, puxava o meu cabelo, se jogava por cima da gente...

Já estava amanhecendo, quando Bebê resolveu dormir um pouquinho, enroscadinho comigo! Que alegria!!!

Mas isso durou pouco! Pois logo levantamos para dar atenção ao Encantados!


No dia seguinte, tudo mais calmo


Eles já começam a se soltar um pouco


Sophie já sabe onde é o banheiro

Mamãe da Filhota ainda assustada

Patynho arriscando um passeio e Júnior (ou Cabeção???) também

Noêmia caprichando no carinho

Júnior ADOROU!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pançola e Mamãe da Filhota são as mais assustadas... mas isso vai passar.

Sophie fazendo test drive da casinha de madeira

O pessoal terminando o corredor de segurança

Como num passe de mágica, os gatos estavam mais calmos. Estavam menos assustados e mais conformados com o espaço menor!


Mais Gatos Encantados passeando

Patynho, Pancinha e Mamãe da Filhota é que continuam mais assustadinhos.

Os rapazes da obra levantaram bem cedo para fazer alguns acabamentos no corredor de segurança da entrada. Ainda faltava chegar as telhas da varanda do cafofo da frente e do corredor. Estava tudo telado e pronto pra colocação das telhas e, agora, já está tudo pronto!

Eu e Sônia ainda tínhamos que resolver algumas coisas. A colocação dos vidros das portas, a compra das prateleiras do muro (que só será colocada no final de semana)... Ou seja, agora é só “perfumaria”!

E passamos o dia no Mundo Encantador da Terra dos Gatos Encantados!

Sábado, teremos mais um dia de capturas. Dessa vez, vamos tentar capturar Linda Irmã e o Pretinho que só come ração seca e os gatos da Colônia Tigrada.

E vamos ter uma ajuda e tanto!

A Tatis, da Confraria dos Miados e Latidos, e a Joana, de São José dos Campos, estão vindo de São Paulo nos ajudar!

E a Claudete e Patrycia, do Rodocats, vão para o Parque ajudar também!

De lá, partiremos em comboio para o Mundo Encantador da Terra dos Gatos Encantados, levando o máximo de gatos que conseguirmos capturar.

E no domingo, faremos tudo de novo.

Noêmia, minha querida e grande amiga, nós sabemos que você ama os Gatos Encantados e que proporcionou tudo isso (pra gente) por amor a eles.
Mas talvez você nunca conseguirá mensurar a dimensão desse seu gesto em relação a nós.

A PAZ, que não sentimos há quatro anos, que você nos “devolveu”, a chance de podermos dar PAZ para esses gatinhos, que veio através de você e a certeza que eles estarão sendo cuidados todos os dias, não é algo que simples palavras possam descrever...

Obrigada pelo espaço no seu jardim e no seu coração.

A Terra dos Gatos Encantados ficou linda... Linda “por dentro e por fora”.

Clique na setinha para assistir ao vídeo


Você é isso,
parto de ternura,
lágrima, que é pura,
paz do meu amor!



Acabamos de receber uma mensagem linda lá da Terra dos Gatos Encantados!!!!!!!!!!!!! Foi postada pelo Bart Budeguinha, filhote felino da Noêmia, na Comunidade Gatos - Manual de Instruções, no Orkut.



Para Angela, Sônia e os Gatos Encantados

Gatos Encantados? Será que são?
Quem encantou então?
E se encantam, a quem encantam? Ou não?

Serão encantados por causa das cores?
Negros, brancos, tigrados... serão gatos em flores?

Flores com olhos, brilhantes e de uma paz sem fim...
Olhos que volta e meia, vejo sorrindo pra mim...

Essa altivez constante, nos mostrando como ser...
Ensinam num só instante...
O que é realmente "viver"

Ah... esse encanto felino... que não conseguimos explicar...
Surge do nada e já diz a que vem...
Vim te amar e ser amado...
E por vc, ser encantado tbm!

No final, agradam a todos...
Definitivamente, Gatos Encantados sim...
E foram encantados por quem?
Por Deus, por vc e por mim!

Família Budeguinha e mamãe Nonô

Encantados e nós...enfim, juntos até o fim


14 comentários:

ROGELIA MATTOS disse...

ADOREI ADOREI ADOREI,E A FILHOTA DA MAMÃE JÁ FOI TB?
ATÉ ME PERDI NO MEIO DO RELATO PRA SABER QUEM JÁ FOI.É UMA DELÍCIA VER ISSO MENINAS.HÁ UM ANO ACOMPANHO OS ENCANTADOS E RI E CHOREI COM CADA RELATO DE VOCÊS.VER ELES EM SEGURANÇA AGORA É UMA ALEGRIA INEXPLICÁVEL TORÇO AGORA PARA LOGO PODER VER TB OS GATITOS DO CS SENDO LEVADOS PARA O GATIL PARA VIVEREM ASSIM COMO OS ENCANTADOS EM SEGURANÇA.PARABÉNS E MUITO OBRIGADA A VCS SÔNIA,ANGELA E NOEMIA.VCS SÃO ANJOS QUE DEUS COLOCOU NO CAMINHO DESTES QUERIDOS GATINHOS QUE ENCANTAM TODAS NÓS.

Cristina Santos disse...

Meu DEUS, que coisa mais linda meninas, estou aqui em prantos, emocionada demais por estar vendo a concretização linda de um sonho, um sonho do qual também estou participando, de longe mas estou, feliz pelos gatinhos encantados, feliz pelas meninas encantadas, Sonia, Angela e Noemia,e muito agradecida por vcs existirem e dar um lar lindo e definitivo a esses peludos maravilhosos que a tanto tempo nos encantam. Sucesso meninas e muitas, muitas felicidades a vcs e aos Gatos Encantados. Bjs.

Mel Preciosa disse...

Encantadas,
Demorei horas para ler este relato... Não porque está longo, mas porque eu não enxergava o que está escrito. Não, não estou com problemas nos olhos, não... são lágrimas, muitas lágrimas. De alegria, de felicidade por ver o trabalho de vocês recompensado desta maneira. Vocês merecem ver tudo isso se realizando. E não são só vocês que sentem falta de palavras ara agradecer a Noêmia pelo lindo gesto. Nós todos queremns agradecer e não sabemos como. Generosidade tamanha só pode vir de Alguém Muito Especial. Por isso, da maniera mais simples que pode haver: Obrigada, obrigada do fundo do coração Noêmia. Obrigada por tornar realidade o sonho dessas duas Moças Encantadas que cruzaram o caminho dos Gatos Encantados. Que todos, Sônia, Angela, Noêmia e Gatos sejam muito, mas muito felizes em sua nova casa.
Sintam-se abraçadas minhas Queridas.

Katia Bandeira disse...

Indescritível o prazer que senti ao ler esse post...
Dá muito orgulho de vcs, meninas... muito orgulho de poder fazer parte disso, de uma forma beem pequena, mas de poder estar com meu coração ai também, compartilhando essa alegria...
Deus abençoe vocês...

Josi Saldanha disse...

Geeeeente!!!! Que maravilha, que notícia dos céus!!!
Que sejam todos muito felizes PARA SEMPRE!!!
Parabéns meninas, Deus as abençoe.
Grande beijo :)
<3

Jujú disse...

Lindo, lindo, lindo...Cada palavra desse relato me emocionou demais, ainda com essa música ao fundo! Não tem como não chorar, e não se emocionar demais! Parabéns por essa vitória, como é bom ver pessoas como vcs nesse mundo, viu?

A Tatis tava que tava feliz em estar aí, eu eu entendo totalmente! UM projeto único, que dá oirgulho, mesmo pra quem, como eu, só olha de longe! E isso é só o começo!

Toda sorte desse mundo pra vcs!

E todos os beijos pra vcs e para os gatinhos mais do que encantados!

Estela Brandão disse...

Lindo, belíssimo, emocionante. É realmente uma reação indescritível. Mas logo todos vão se acalmar e se adaptar ao local. Meu gatinho (in memorian) passou um mês com olhos do tamanho da cara, apesar de já demonstrar mais calma e brincar o dia inteiro. Mas sei que tudo dará certo e eles aparentarão estar mais felizes (e gordinhos HEHE' comecemos a cuidar da alimentação).

Thalita Dias Braga disse...

Que emoção!!!!!]Meus olhos ficaram marejados junto com o de vcs!111111
Vcs são mais que especiais na vida desses gatinhos!!! Obrigada por oferecer a esses pequenos bixanos a oportunidade de conhecer a felicidade!!!!!!!
Obrigada queridas!!!!!!

Anônimo disse...

Clap, clap, clap, só aplausos e lágrimas, não consigo dizer nada, mas os corações se entendem....


Janete/Lara

Suzy Miró disse...

Angela, Sonia e todos os Encantados.
Emocionada, acabei de ler o relato.
Conhecer vocês é um prazer e um aprendizados diário, diante de um mundo onde as pessoas não enxergam nada além do próprio interesse.
Muito obrigada por me permitirem fazer parte, mesmo que só um pouco, desta alegria.
Olhar essas carinhas analisando o novo lar, não tem preço! Ficou lindo, aconchegante e digno de seres tão especiais.
Estou feliz, emocionada e muito orgulhosa.
Muitos beijos e minha eterna admiração e gratidão por fazerem um mundo melhor!
Beijos grandes.

Anônimo disse...

É realmente lindo e emocionante ver esse sonho se tornar realidade!! Obrigada por proporcionarem isso aos gatos encantados!!
Acreditam q já vim aqui ler o relato umas três vezes desde q ele foi postado?! Cada vez presto mais atenção em algum detalhe de uma frase ou de uma foto e me emociono de novo...
Bjs
Simone Ferreira

Sônia Schmidt disse...

Gente! Mil perdões! Estamos sem tempo até para responder as mensagens! Daqui a pouco respondo todas, ok? Beijos gerais!

ENEIDA disse...

SONIA QUERIDA, AQUI É A ENEIDA. VOU TE AJUDAR O TEMPO QUE EU PUDER. ME DESCULPA SE ATRAZO NO ENVIO DO DINHEIRO, MAS EU ESTOU MANDANDO. QUANDO ATRAZO UM MES, NO OUTRO DEPOSITO OS DOIS MESES. EUSTOU AQUI MARAVILHADA COM A VITORIA DE VOCES. SEI QUE AGORA O TRABALHO É SEM FIM. QUE DEUS ABENÇOE A VOCES E MUITAS ALEGRIAS AO LINDOS MIANTES. BEIJOS DA ENEIDA

Sônia Schmidt disse...

Oi Eneida!Estamos muito felizes, também! Não se preocupe qaunto à data dos depósitos. Só peço que me avise quando depositar para eu manter a planilha sempre organizada. Bjs e obrigada!!!!!!!!