31 de out. de 2011

Gatos Encantados – Por um triz...

Ontem, 30/10/11, fomos ao Parque.

Sônia passou a semana estudando como construir uma nova armadilha que vimos na Internet. E, no sábado, passou o dia cortando canos, costurando telas, pregando uma portinha de madeira que mandou fazer...

Claro que machucou as mãos e ficou com “dor-de-cotovelo” (literalmente).

Ou seja, raspamos a “poupança” dos Gatos Encantados para comprar o material e termos mais uma opção para capturar a Linda Irmã.

Sônia fez um belo trabalho! A armadilha ficou super interessante.

Assim que chegamos no Parque, fomos cuidar de alguns acabamentos da armadilha. Prendemos um peso a mais na parte que cai no chão, verificamos todas as emendas da tela... enfim, aperfeiçoamos a “traquitana”.

Claro que fizemos isso bem longe dos olhos astutos da Linda Irmã.

Eu, por minha vez, comprei um cheirosíssimo frango assado para seduzir a gatinha... rs

Bem, fomos, então, para o Reduto da Linda Irmã.

Tentamos fazer tudo muito discretamente e chegamos a ficar felizes por ela ainda não estar por ali... Mas, é claro que estávamos enganadas.

Linda Irmã estava bem quietinha, no meio de uma moita, camuflada, observando tudo!

Montamos a nossa antiga armadilha perto de uma das saídas da cerca e a nova na frente de outra saída.

Duas armadilhas para uma só gata



Espalhamos pedacinhos de frango assado e descobrimos que, realmente, é um petisco super tentador para um gato!

Linda Irmã ficou bem interessada no frango assado. Mas não chegou nem perto das armadilhas.

Resolvemos fechar a nova (que precisa ser disparada mecanicamente) e deixamos só a nossa, que é automática. E fomos dar uma volta pelo Parque.

Pensamos que, por causa do saboroso frango assado, ela poderia sucumbir ao pecado da Gula e entrar na armadilha sem que ficássemos por perto.

Nosso passeio foi pequeno... pois a ansiedade era grande... e voltamos para o Reduto. Claro que nada havia acontecido...

Remontamos a super-poderosa armadilha “Sonística” (by Sônia) e Linda Irmã reapareceu (ela realmente gosta de nos fazer de bobas... Só fica por ali quando também estamos!). E trocamos a armadilha antiga de lugar. Colocamos em cima do muro.

Sempre escondidinha

Resolvemos, então, fazer o jogo dela. Ficamos por ali... Sônia segurando a cordinha da armadilha “Sonística” e eu dentro do carro, imóvel, fotografando tudo.

Linda Irmã “ciscou” os pedacinhos de frango assado em volta da “Sonística” por horas! Foram umas 3 horas de imobilidade total nossa.

Ela chegou a entrar metade do corpo na “Sonística”... Mas não foi até o ponto certo para a Sônia puxar a corda...

De repente, Linda Irmã foi para cima do muro. E ali, “ciscou” mais um pouco pelo caminho de franguinho até a entrada da armadilha.

Isso nos animou... Pois há semanas ela não chegava nem perto!

Essas indas e vindas duraram mais umas duas horas.

Mas Linda Irmã, de novo, não entrou na armadilha.

Nossa intenção era ficar no parque até às quatro horas. Ainda teríamos que ir na Tijuca para buscar a Pio, levar para Araruama e voltar para o Rio.

Tínhamos combinado de nunca mais sair do Parque muito tarde...

Mas... acabamos não cumprindo o nosso trato. Sempre achamos que, se ficarmos mais “dez minutinhos”, a gata pode mudar de idéia e entrar na armadilha, né?

Por um triz, Linda Irmã não entrou na armadilha dessa vez!

Quase, quase


E, por isso, saímos do Parque depois das cinco da tarde.

Já estávamos indo para a Tijuca, quando o marido da Sônia telefonou dizendo que estava armando um temporal dos grandes por lá... E que achava que poderia ser perigoso demais viajarmos (já cansadas) de noite e com chuva forte.

Ficamos em dúvida... Vamos arriscar ou não?

O bom senso acabou vencendo. Decidimos não ir, apesar da saudade que estamos sentindo dos Encantadinhos.

Como quarta-feira é feriado, nos animamos a voltar ao Parque e tentar capturar de novo a Linda Irmã... e, ai, sim, levar as duas para lá.

Porém, falando com a Noêmia por telefone, tivemos uma notícia não muito boa.

Sialatona estava espirrando... Ficamos assustadas com essa notícia.

Falei pra Noêmia ficar de olho e ver se aparecia alguma secreção nos olhos ou nariz dela... E hoje de manhã, Noêmia ligou dizendo que ela estava com secreção.

Ou seja, estamos com uma grande possibilidade de um surto de Rinotraqueíte na Terra dos Gatos Encantados.

Nossos planos mudaram. Sônia está indo pra Araruama amanhã (terça-feira) de manhã e vai trazer a Sialatona para tratamento e levando um monte de vitaminas para colocar na água dos gatos. Tudo orientado por veterinário, claro!

Não decidimos o que vamos fazer agora em relação à Linda irmã. Mas não podemos levar ela para lá agora! E nem a Pio...

Conseguimos um Lar Temporário para a Pio e ela será vacinada antes de ir pra lá. Pio ficará no Lar Temporário por 21 dias, até tomar a segunda dose da vacina e, aí, sim, poderá ir para lá.

Vamos ver como faremos para vacinar todos os gatos (os que não desenvolverem a doença) e os que não estiverem bem serão isolados para tratamento lá mesmo.

Quer dizer, são planos. Ainda não temos uma avaliação profunda de tudo isso.

Mas não podemos atrasar muito a captura da Linda Irmã... e precisaríamos de um outro Lar temporário pra ela. Pois ela também tem que ser vacinada antes de ir para lá. Esse período seria de 21 dias. Porém, não temos para onde levá-la, se conseguirmos capturar a gatinha.

Essa história é muito nova e estamos ainda sem saber como resolver tudo.

Sabíamos da possibilidade da queda de imunidade dos gatos com a transferência da colônia... Mas não pensávamos em Rinotraqueíte... Que droga, né?

Bem... nós temos um problema e vamos resolvê-lo. Quanto a isso, não há dúvida. Mas ficamos tristes. Vamos torcer para ser um ou outro caso isolado.

É claro que isso nos pegou um pouco desprevenidas, e mais uma vez, precisamos de ajuda.

Vamos lançar uma rifa para ajudar com as novas despesas e contamos com a ajuda de todos para a divulgação. Pois não temos nem como mensurar as despesas que virão.

Com a transferência da colônia, o tempo disponível apertou um bocado e estamos com poucas peças no Bazar Encantado e sem tempo para fazer os nossos produtinhos. Mas, assim que der, vou preparar mais produtos e colocar no blog.

Afinal, está chegando o Natal e sempre temos que dar uma ou outra lembrancinha para os amigos e parentes.

Por favor, lembrem-se de olhar o Bazar Encantado antes de fazerem as suas compras de Natal. Quem sabe o presente certo para alguém não está lá?

Vamos, de novo, precisar de muita ajuda.

Bem... as fotos só estarão aqui amanhã ou na quarta-feira. A Sônia está indo pra Araruama amanhã. Vai voltar bem cansada, com gatos para cuidar e com notícias, que espero, boas...
Por favor, aguardem..


UPDATE em 1/11 por Sônia (ainda sem fotos porque estou um bagaço!!!)

Como preisto, fui visitar o Encantados para avaliar o real quadro. Já orientada por uma veterinária, levei a medicação para ministrar à Sialatona de imediato e a quem mais fosse necessário.

Sialatona estava tristinha, mesmo, sem querer se alimentar. Então, dei o remedinho (fácil, fácil) e a/d na seringa. Durante o perído em que fiquei lá, dei meia lata e ela engoliu tudinho. À tarde ela já estava beeeem mais animadinha. Realmente, ela está com secreção no nariz e nos olhos; mas não é secreção purulenta...

Mais três gatos foram medicados, porque vimos espirrando. Mas esses estão bem, comendo e espertinhos.

Então, trouxe para casa só a Sialatona mesmo. Felizmente, a Terra dos Gatos Encantados não tem uma alta concentração de gatos e o local é mega arejado. A maior parte da área é aberta. Esperamos que isso dificulte ou mesmo impeça a proliferação da doença.

Também foi colocada uma homeopatia na água, específica para dificultar a proliferação da doença.

Fiquei super aliviada, o quadro não é tão assustador (porque a cabeça da gente sempre cria monstros, não é?).

Enfim... vamos lidar com isso como sempre lidamos com todas as dificuldades que se apresentaram nesses quatro anos: muita calma, organização e ação. Como eu disse hoje à Noêmia, eu fico em pânico, mas só por dentro hehehe.

3 comentários:

Anônimo disse...

A Linda Irmã continua escolhendo a hora, mas quando tiver de ser será. Os Encantados precisam de vitamina C, para aumentar a imunidade, e com fé tudo vai dar certo. Beijos, Vera Alice

Sônia Schmidt disse...

Oi Vera.
A vitamina C não pode ser dada sem avaliação do vet, pois pode afetar o sistema urinário do gato.
Já esamos orientadas quanto à colocação de medicação na água e vamos cuidar dos que apresentarem sintomas. Assim que o vet liberar, todos serão vacinados. Obrigada!

Sandra disse...

Eu tive tb este problema no meu gatil. Pergunte ao vet a respeito de doxiciclina, eu dei pros meus em pastinha foi feito sabor peixe. Graças a Deus todos ficaram curados e não tive maiores problemas. Beijinhos, boa sorte e continuo na torcida pra Linda Irmã entrar na gatoeira. Beijinhos para todas e todos os miaus. Sandra.