20 de dez de 2014

Gatos Encantados – Casa Nova, Vida Nova!

No início de 2013, conforme contamos aqui, ficamos sabendo que a Noêmia não tinha se adaptado à vida em uma cidade pequena.  Acho que todos lembram, né?

Apesar da tristeza que a separação dos Gatos Encantados causaria, a decisão de vender a casa de Araruama e voltar para o Rio seria a única solução para que a vida dela voltasse ao normal.


Sabemos o quanto essa separação é difícil para a Noêmia (e será para os gatos também!).  Pois o amor entre eles é muito grande.

Ficamos sabendo disso em dezembro de 2012 e nos apressamos em conseguir uma solução bacana para os Encantados.  Conseguimos fazer um convênio com a ONG Focinhos de Luz, que nos cedeu um espaço para construirmos uma nova casa para os Gatos Encantados.

E assim foi feito.  Conseguimos construir, com o super apoio da Thaísa Calvente, responsável pela ONG, que é uma pessoa mais que especial.  A dedicação dela com o bem estar de todos os animais que estão de passagem (sim...  quase todos estão para adoção!) nos tranquilizou bastante.  


A qualidade de vida dos animais que vivem lá é fantástica.  Os cães, que vivem  em canis quase individuais e muito limpos, são tranquilos, bem alimentados e felizes.  Recebem atenção, carinho e atendimento veterinário.


Os gatos vivem em gatis confortáveis, limpos e arejados, com espaço aberto, grama, caminhas, prateleiras nas paredes...  e poucos gatos em cada gatil.


Muito diferente de tudo o que já vimos de abrigos.

Não queríamos que os Gatos Encantados fossem para um lugar que lembrasse um abrigo triste e com muitos animais.


Temos muito que agradecer a confiança que a diretoria da ONG teve no nosso Projeto e em nós.

No gatil que construímos lá, só ficarão os Gatos Encantados.


Tem uma boa área gramada, uma boa área de terra (que servirá como banheiro e é limpa todos os dias), tem um cafofo grande avarandado, com três janelas e confortável (com paredes ladrilhadas e piso em cimento queimado) e um varandão atrás (que achamos que os Revoltadinhos vão gostar!).

Sexta-feira passada, dia 12/12, fomos na Terra dos Gatos Encantados.

Os gatos estão ótimos!  Como sempre.
As fotos mostrarão isso!

Fizemos um faxinão, recolhemos algumas das cestinhas para trazer, levamos um monte de caixas de transporte, brincamos um pouquinho com os gatos, fizemos Banquetinho pra eles, almoçamos uma comida super gostosa e consolamos um pouquinho a Noêmia. 

Por ela, os gatos ficariam até ela vender a casa e se mudar para o Rio.  Até seria o ideal... 

Mas temos um compromisso com a ONG e não seria justo manter um gatil prontinho dentro de uma ONG, fechado, sem poder receber nenhum animal (com tantos precisando de um abrigo, né?).

Além disso, no contrato que assinamos com a ONG Focinhos de Luz, temos um compromisso financeiro, proporcional a quantidade de animais, que, logicamente, vai aliviar um pouco as finanças da ONG.

Conseguimos estender a estadia dos Gatos Encantados em Araruama por quase dois anos, após sabermos da necessidade de venda da casa.

Sandy anda meio assustadinha

Tudo junto


Cor-de-Rosa 


Gooordo 


Zúúúnior

Linda Irmã

Benvindo


Os Revoltados: Printemps, Marvin e pretinho que Só Come Ração Seca


Branquinho atacou a ração do Pretinho 


Tricolor Esmaecida gostou do banquete: atum!

Filhota de dengo

Ontem, dia 19/12, eu e Sônia, com a ajuda da Celina (irmã da Sônia - Obrigada, Celina!!!), passamos o dia na ONG Focinhos de Luz.


Fomos levar as cestinhas que trouxemos, umas estantes novas para as paredes (prendemos todas e já colocamos os ganchinhos para prender as que virão de Araruama), levamos arranhadores, gaveteiro, ração, latinhas (lembram da Campanha Da Lata?  Já levamos algumas pra deixar lá!), almofadas, potes para comidinha e água...


Tentamos remontar lá um ambiente conhecido pra eles.


E trouxemos várias caixas de transporte da ONG emprestadas!

Enquanto estávamos arrumando as coisas no gatil, Thaísa e algumas voluntárias usaram a nossa varandinha (sem animais ainda) para preparar os presentes de Natal dos cachorros e dos gatos que estão na ONG.  Uma graça!


Brinquedos, petiscos... em sacos de presentes individuais para cada animalzinho.  É muito carinho e atenção com eles, né?

E agora, chegou a hora de levarmos eles para a Nova Terra dos Gatos Encantados.

No dia 26/12, vamos fazer a transferência de todos de uma única vez.

Contratamos uma Van, com ar condicionado, contratamos uma pessoa que vai nos ajudar na captura dos mais assustados (pra ser mais rápida e menos estressante) e conseguimos a ajuda do Gustavo e do Michael, que irão nos dar apoio logístico (mais carro e espaço para trazer a “mobília” dos Gatos Encantados.

Eu e Sônia estamos muito assustadas e ansiosas.  Sabemos que tudo vai dar certo, mas isso não impede que estejamos muito aflitas.


Temos que lembrar sempre que nossos gatinhos são portadores de FeLV e que o stress é o que tem de pior para a saúde deles.  Mas estamos confiantes, também, que eles ficarão bem lá.

Sabemos que esse será um dos dias mais tristes da vida da Noêmia também...


Mas onde os Gatos Encantados estiverem, ela sempre será bem vinda.  Pois quando o “mundo” se fechou para eles, foi a Noêmia que abriu as portas e coração para recebê-los.  E isso sempre será inesquecível para eles e para nós.  Seremos eternamente gratas.

Enfim, Casa Nova, Vida Nova... Começando tudo outra vez, com muito amor sempre!!!

Por favor, torçam, orem, rezem, mandem energias positivas...  Tudo pelos Gatos Encantados!


O novo gatil é (mais ou menos, pois as proporções estão bem mais ou menos hehe) assim:




Aqui, uma visão geral (nasceu grama na caixa de areia, que está do lado esquerdo da foto hehe)

Essa é a parede dos fundos do cafofo, que dá para a parte de trás da varanda

Aqui, a parede da frente do cafofo



Essa é a varanda dos fundos (acreditamos que aqui ficarão os revoltados)



A estante foi colocada sob a janela. Por aqui poderão entrar e sair também. Quando o tempo esfriar, as janelas e portas ficarão fechadas e essa janela ficará semi-aberta.


Tem castelo!


Aqui, a Thaísa e algumas voluntárias preparando os presentinhos dos bichinhos


Câmera dentro do cafofo. Há outras câmeras no local, que darão uma visão geral do gatil.

2 comentários:

Katia Leal disse...

Parabéns meninas!!!!!!!!!!!!!!!!
Eles com ctz irão amar.
Muitas Bênçãos e Proteção para todos.

Sônia Schmidt disse...

Obrigada, Katia!