21 de abr. de 2012

Gatos Encantados – O dia mais triste...

Hoje, 21 de abril de 2012, talvez seja o dia mais triste das nossas vidas.

Esse relato, não terá fotos.

Nossa Absoluta Sophie, mais que amada, foi embora pra sempre.

Eu sabia que, um dia, teria que dar esse tipo de notícia. Mas nunca imaginei que estaria tão despreparada emocionalmente para contar isso aqui.

Na sexta-feira passada, Noêmia percebeu que Sophie não se apresentou para o Banquete diário, coisa que ela sempre fez! Era sempre a primeira a chegar.

Imediatamente, Noêmia nos avisou e a levou ao veterinário em Araruama.

Sophie foi atendida e fez exames de sangue e ultrassonografia. Foi medicada e voltou pra casa. Noêmia a colocou num dos quartos da casa e ficou de olho na nossa amadinha.

No sábado, dia 14, eu e Sônia fomos para Araruama e trouxemos a nossa carga mais preciosa para o Rio. Sophie veio para ser cuidada aqui. Sophie veio para o Rio para não sobrecarregar, ainda mais, a Noêmia (que já cuida de todos os outros gatos e dos gatos dela).

Bem, foi uma semana de intensos cuidados. Foram visitas a veterinários, exames, medicação, alimentação forçada... Mas Sophie não engolia a comidinha. Por mais que Sônia tentasse, Sophie não aceitou alimentação de jeito nenhum.

Sônia foi, como sempre, incansável!

Ontem, sexta-feira, decidimos colocar uma sonda esofágica na nossa mais que amada Sophie.

Foi uma decisão difícil, pois sabíamos dos riscos. Porém, ficamos entre a Cruz e a Espada: Ou a colocação da sonda, para ser alimentada até a medicação fazer efeito, ou deixá-la sem alimentação nenhuma...

Optamos pela sonda.

Sophie estava muito fraquinha, pois estava há dias sem se alimentar. Ela demorou um pouquinho pra voltar da anestesia, um quadro esperado para a situação.

Porém, hoje, de tarde, depois que recebeu alimentação e os medicamentos, Sophie dormiu... pra sempre!

Foi suave e sem agonia.

Sophie foi a gatinha mais FELIZ que eu já conheci.

Desde muito pequena, ainda bebê, lutou pela vida.

Foi resgatada bem pequenininha e logo teve uma baita pneumonia e conseguiu superar a doença.

Aí, foi colocada para adoção. Para isso, testamos ela contra FIV e FeLV e... deu positivo para FeLV.

Ainda assim, tentamos doá-la. Sophie morou numa gaiola, numa clínica veterinária por alguns meses. Sempre muito feliz! Mas nunca conseguimos que nem uma pessoa se interessasse em adotá-la.

Até que eu e Sônia decidimos levá-la de volta ao Parque. Não era correto manter uma gatinha tão feliz dentro de uma gaiola.

No Parque, Sophie renasceu! Engordou, corria, brincava, recebia carinhos, fazia carinhos... continuou uma gatinha FELIZ!

Há dois anos, Sophie comeu veneno no Parque. Eu e Sônia estávamos lá nesse dia. E conseguimos salvar a vida de Sophie, que voltou a ser a gatinha feliz de sempre! Como se nada tivesse acontecido.

Sempre foi a gatinha que recepcionava os visitantes do projeto. Todos que iam ao Parque com a gente, se encantavam com Sophie.

Com o passar do tempo, Sophie conquistou mais amizades humanas. Na Casa de Show, do Parque, Sophie circulava entre os funcionários e ganhava petiscos e carinho.

Passamos a ter que ir buscá-la na Casa de Show todas as vezes que íamos ao Parque. E ela aparecia toda faceira e feliz!

Quando conseguimos construir a Terra dos Gatos Encantados, Sophie foi levada para lá e foi a única gatinha que não estranhou em nada a mudança! Continuou a mesma gatinha feliz de sempre!

Sophie foi a primeira Gatinha Encantada que aceitou nossos carinhos e é a primeira Gatinha Encantada a ir embora da Terra dos Gatos Encantados.

Hoje, quando Sônia me ligou, saí de casa correndo!

Levei o corpinho inerte da nossa mais que amada Sophie no meu colo até a clínica para a cremação. E acho que foi uma das coisas mais dolorosas que já passei na vida. Não podíamos fazer mais nada pela nossa Sophie. Eu não sabia que ia doer tanto...

Não consigo parar de chorar. A dor é insuportável. Não sabia que estava tão despreparada emocionalmente...

Hoje, penso que, se soubesse o tamanho da dor que estou sentindo, jamais teria começado tudo isso.

Sei que essa dor vai ser absorvida e será mais uma dor para se conviver. Mas agora, penso que nunca deveria ter começado isso!

Eu, Sônia e Noêmia estamos com o coração partido.

Vamos continuar a cuidar de cada um dos Encantados com todo o amor e dedicação possível, claro! Mas a perda de Sophie tão cedo, nos pegou de surpresa e, certamente, vai deixar marcas muito profundas em nós.

Uma vez, quando perdi uma cachorrinha do meu trabalho, escrevi que era insuportável a idéia de nunca mais ver a minha doce Dorinha... e uma amiga (Áurea) respondeu pra mim que Dorinha sempre estaria comigo. Eu apenas não poderia mais vê-la com os olhos. Mas a veria com os olhos do coração.

E será assim!

Sophie nunca vai nos deixar. Sophie sempre viverá, linda e feliz, dentro dos nossos corações. Vai continuar a correr na Terra dos Gatos Encantados... Nós apenas não poderemos vê-la. Mas poderemos senti-la.

Sophie, minha mais que amada, você vai viver pra sempre nas nossas lembranças mais queridas e nos nossos corações.

Minha Absoluta Sophie, obrigada pelos seus quase quatro aninhos de vida, nos ensinando que se pode ser feliz em qualquer lugar, desde que haja amor!

Foi uma honra ter podido conviver com você e amar você.

Sophie, amada, ainda nos veremos, viu? A vida só valerá a pena se isso for, realmente, possível, minha princesinha.


Sônia e Noêmia,

a nossa dor tão imensa, vai nos ajudar a continuar cuidando dos nossos Encantadinhos e vai nos unir ainda mais.

E juntas, vamos lutar pelo nosso sonho de CASTRAR a maioria dos animais que pudermos. Pois isso tudo só acontece por causa do abandono.

Não vamos conseguir acabar com o abandono... Mas vamos, juntas, fazer alguma diferença na vida dos animais que estiverem ao nosso alcance!

13 comentários:

Neslue disse...

Sempre acompanho o blog, embora nao posto....
Hoje nao consegui nao chorar lendo o depoimento.
Ela foi feliz, teve amor e carinho, coisa que muitos nao tiveram e nem nunca vao ter....Foi uma privilegiada.
Sei como dói, que dói muito e é insuportavel...perdi alguns animais ao longo dos anos e a dor de cada um ficou marcada e ficará pra sempre.Porém tenho certeza que eles sabem que foram amados e que sempre serão e que continuaram a ser e nos encontraremos assim que eu desencarnar.Força pra voces...muita força sempre.

Thalita Dias Braga disse...

Triste...palavra que define meu sentimento neste momento.

Karen disse...

Sei o que está sentindo, passei por tudo isso. Tinha 3 gatos perdi 2 pra Felv e da maneira mais cruel senti o intenso sofrimento deles e tive que tomar a decisão mais difícil que é a Eutanásia. Minha casa era tão cheia e tão feliz agora sobra tanto espaço e tristeza. O meu Mingau está bem mas será testado em breve, seu futuro é incerto... Essa doença é tão cruel, não entendo o porque da existência dela. Doí muito ver quem o nosso bichinho sofre, principalmente quando se tem a posse responsável. É muito doloroso e traumatizante.

Anônimo disse...

Puxa, nem sei o q dizer... muito, muito triste.
Se dói na gente que acompanha de longe, imagino a dor de vcs que tiveram a oportunidade de conviver com essa gatinha tão doce.
Força aí p vcs!
Simone Ferreira

Anônimo disse...

A Sofhie continua feliz, meninas. Ela está com Deus e todos os bichinhos que enfeitaram a Terra um dia.

Abraço apertado.
Elisa

Li disse...

Meninas, não se arrependam de terem começado essa jornada tão linda. Pensem que Sophie veio para ensiná-las, dar força e não deixar que desistissem nos momentos difíceis, e não foram poucos, né? Agora ela já cumpriu sua tarefa e precisa descansar e vcs precisam continuar lutando e não esquecendo nunca tudo que Sophie ensinou.

Angela Belluomini disse...

Obrigada pelas palavras carinhosas.
Eu, Sônia e Noêmia agradecemos do fundo do coração!

Vera disse...

Queridas meninas encantadas,
Não se arrependam jamais de terem construído a Terra dos Gatos Encantados!!!
É muitíssimo doloroso perder um animal querido, principalmente uma gatinha tão especial como a Sofie!!
Vocês proporcionaram a ela tudo de bom! Ela foi em paz, graças a vocês!
Beijos em todas,
Vera

Anônimo disse...

♥ VOCÊS FIZERAM O QUE PODIAM POR ELA... DESCANSOU RODEADA PELAS PESSOAS QUE A AMAVAM... FOI MORAR COM PAPAI DO CÉU E VAI CONTINUAR FAZENDO FESTA LÁ!!! FORÇA MENINAS!!! BJKS!!! ♥



LISA

Unknown disse...

Ai meninas, dói muito mesmo, eu que estou longe e acompanho o projeto desde o início estou sofrendo, imagino vcs que conviveram com a Absoluta Sophie mas, não se arrependam por ter começado esse projeto tão lindo, vcs fizeram por ela td o que podia ser feito, ela se foi em paz sabendo que era e continuará sendo muito amada, Sophie nos ensinou muito, como vc disse Angela, nos ensinou a ser feliz em qualquer lugar desde que haja amor e isso tem demais na Terra dos Gatos Encantados, Sophie continuará lá sim, correndo, brincando, aparecendo para o banquete e fazendo muitos carinhos em vcs. Força meninas. Sophie, brilhe muito linda estrelinha porque vc é "ABSOLUTA". Bjs.
Cristina Santos

Sônia Schmidt disse...

Ai, amigos! Obrigada pelas palavras!
Temos certeza que a Sophie, assim como todos os Encantados, são amados pelo Brasil afora!
Continuaremos cuidando deles com o mesmo zelo e amor, podem ter certeza.
Mas está muito, muito difícil mesmo.
Foi tudo muito repentino. Sempre soubemos que um dia isso iria acontecer, pois a leucemia felina não tem hora para se manifestar e, quando se manifesta, já sabemos o que acontece.
Racionalmente sabemos disso... só nos esquecemos que temos coração e nossos corações não estavam preparados e nunca estarão.
Nos fazemos de fortes para disfarçar nossa fraqueza... dói e dói muito.

Jos presley disse...

Pessoas queridas, eu, hoje vim aqui, e tive essa triste surpressa.
depois de quase 7 meses...o tempo que estou vivendo a perda da minha amada filha Pitchuruka...perdi ela
de uma maneira que jamais imaginaria...por ela conheci vcs, por ela aprendi AMAR e sentir ser AMADA...sempre pensava na sophie...
e hoje soube que ela partiu...
deixo suas palavras"...nos veremos!
a vida só valerá a pena se isso for realmente possivel!

Um beijo no coração de todas vocês!

Anônimo disse...

Descobri o blog por um acaso e ao ler este post me debulhei em lágrimas aqui no meu trabalho....lembrei dos meu gatos que se foram se maneira cruel (por envenenamento)e não consigo parar de chorar..!! Mais essa dor logo irá passar e ficará a saudade...!! Abraços.