1 de mai. de 2013

Gatos Encantados – Tente Outra Vez...



Estamos devendo notícias, né?

Mas fomos na Terra dos Gatos Encantados nos dias 17 e 26 de abril, e todos os gatos estão super bem!  As fotos, no final do relato mostrarão o quanto estão lindos gordinhos e felizes!

Mas hoje, a conversa é séria.

É séria, mas não é nada que não possamos resolver, como já até resolvemos!
Mas precisamos contar a todos.

Para quem acompanha, nesses mais de cinco anos, a nossa jornada com os Gatos Encantados, sabe que já vencemos muitas batalhas.  E essa, é apenas mais uma!


Clique na setinha para ouvir a musica enquanto lê o relato.

Veja 
Não diga que a canção está perdida 
Tenha em fé em Deus, tenha fé na vida 
Tente outra vez 

Há cerca de dois anos, os gatos ainda viviam no Parque e o terreno foi vendido.  Aí, ficamos sem ter onde colocar os gatos.

Tentamos, na ocasião, nos unir a um grupo chamado Focinhos de Luz, hoje uma ONG, que estava procurando um terreno para comprar e construir uma Casa de Passagem para animais abandonados.

Apesar de tudo estar caminhando para essa união dar certo, por causa de vários motivos (inclusive a dificuldade do grupo em encontrar um terreno para comprar), as coisas se precipitaram porque a administração do Parque não poderia mais garantir a nossa entrada lá para cuidar dos gatos.

Nesse meio tempo, a Noêmia, que, conforme nos disse, sempre teve vontade de morar fora do Rio, decidiu comprar uma casa em Araruama e nos ofereceu um pedaço do terreno da casa dela para construirmos a Terra dos Gatos Encantados. 

E assim foi feito!

Porém, nem sempre o que queremos é o que a vida nos permite fazer... 
E assim foi com a Noêmia! 
Ela tentou se adaptar à uma vida que não conhecia:  a vida em uma pequena cidade.

Foi uma mudança radical na vida dela e o que não esperávamos aconteceu! 
Noêmia não conseguiu se adaptar à cidade e nem a esse tipo de vida (em cidade pequena) que tantos almejam, sem conhecer as limitações e isolamento que é viver longe da família e amigos.

Em dezembro, Noêmia falou conosco que estava muito infeliz morando lá e com o coração partido. Pois ela teria que optar entre a infelicidade dela ou a manutenção da Terra dos Gatos Encantados em Araruama.  E, depois de pensar muito, nos comunicou a decisão de colocar a casa à venda.

A ideia inicial da Noêmia era anunciar a casa em março ou abril desse ano.  Mas afirmou que não venderia a casa com facilidade e isso nos daria tempo para pensarmos no que fazer e resolvermos para onde os Gatos Encantados seriam transferidos.

Ficamos assustadas, claro!  Afinal, onde colocar 25 gatos?
Como conseguir um local e verba para construir um novo gatil com alguma estrutura para que fossem cuidados durante a semana?

Uma das coisas que sempre falamos para a Noêmia, é que a responsabilidade com os Gatos Encantados seria sempre minha e da Sônia.  Que cuidaríamos deles para sempre e que qualquer coisa que acontecesse, os gatos seriam prioridade para nós.

Voltamos de viagem quase mudas... nossos pensamentos buscavam soluções, ideias...  De vez em quando, falávamos uma ou outra ideia... todas muito vagas e a solução parecia cada vez mais distante de nós! 

Foi um terrível final de ano. Estávamos angustiadas, tensas...  e com a cabeça fervilhando o tempo todo. 

Beba 
Pois a água viva ainda está na fonte 
Você tem dois pés para cruzar a ponte 
Nada acabou, não não não não 

Lembramos, então, do lindo projeto da Casa de Passagem Focinhos de Luz e resolvemos tentar retomar o projeto antigo da união dos projetos.

Procuramos a Thaisa, uma das fundadoras da ONG e com quem havíamos feito contato anteriormente e marcamos uma visita ao local para bater um papo.

E assim foi feito!

Em janeiro, fomos lá conhecer o Focinhos de Luz e conversar...

Foi uma gratíssima surpresa o que vimos!  Um lugar construído com muito carinho, limpo, arrumado, confortável, com animais bem tratados, bem alimentados, calmos e com pessoas especiais cuidando do Projeto!

Explicamos a difícil situação em que estávamos e foi decidido que o assunto seria levado ao conhecimento dos membros da ONG.

Nossa proposta era ter um pedaço do terreno para construirmos um gatil para ser a Nova Terra dos Gatos Encantados!

Passamos, então para a fase da expectativa!  Aguardamos a reunião do pessoal (roendo as unhas, claro) e já fazíamos planos, caso desse tudo certo, de como conseguir verba para a construção e para a manutenção dos gatos lá.  Afinal, a ONG tem empregados e teríamos que entrar numa divisão proporcional dos custos de manutenção.

Alguns dias depois, veio a resposta!  SIM!  Nós poderíamos construir um gatil lá!

E o melhor, como eles têm três gatis construídos e usam apenas dois deles, nos ofereceram o gatil vazio “emprestado” enquanto construímos o nosso!

Ou seja, os Gatos Encantados já têm para onde ir!

Tente 
Levante sua mão sedenta e recomece a andar 
Não pense que a cabeça aguenta se você parar 
Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira 
Bailando no ar 

Durante esse período, antes de termos a decisão da Casa de Passagem Focinhos de Luz, muitas ideias surgiram...

Alugar uma casa no subúrbio para instalar os Gatos Encantados e Sônia, eu e Noêmia nos revezarmos em visitas... o que não daria certo... pois eles ficariam sozinhos em uma casa que poderia ser invadida e eu, por exemplo, que trabalho durante o dia, só poderia ir lá de noite nos meus dias... e como ir para longe, de noite, sozinha, cuidar de limpeza, alimentação e voltar pra casa?  Ficaria muito complicado!

Uma outra ideia seria alugar uma casa perto da minha casa ou da casa da Sônia...  facilitaria tudo!  Porém, os preços são proibitivos...

Mas a solução ideal, realmente, seria a Nova Terra dos Gatos Encantados na Casa de Passagem Focinhos de Luz!  Lá, teriam tratadores e nem é tão longe de nós.  Os gatos teriam atenção diária e nós conseguiríamos ir todos os finais de semana para cuidar do que fosse necessário.

Então, eu e Sônia decidimos que assim será!  Os Gatos Encantados irão para o gatil da Casa de Passagem Focinhos de Luz.

Queira 
Basta ser sincero e desejar profundo 
Você será capaz de sacudir o mundo, vai 
Tente outra vez 

A princípio, ficarão no gatil “emprestado” e vamos nos capitalizar para construir o gatil novo.

A Noêmia se comprometeu a nos devolver o dinheiro que foi gasto na construção do gatil.  Mas isso só acontecerá quando a casa for vendida. 

No início de março, Noêmia nos comunicou que decidiu esperar mais um ano para colocar a casa à venda.  E que gostaria que os gatos ficassem lá até a concretização da venda da casa.

Mas, infelizmente, achamos isso impossível.  Não porque achamos que seria melhor para os gatos efetivamente... mas porque não podemos desfazer esse acordo com o Projeto Focinhos de Luz.  Temos receio que, em um ano, as coisas possam mudar e não tenhamos mais o espaço para construir o gatil. 

Como disse, nossa prioridade são os gatos!  Nossos sentimentos ficam em segundo plano! 

Sabemos que a transferência deles será traumática para todos. 
Será doloroso para nós e assustador para eles. 
Gatos são sensíveis e vão estranhar muito toda essa mudança. 
E, possivelmente, teremos algumas perdas. 
Mas vamos nos dedicar ao máximo para minimizar qualquer stress ou situação difícil para os Encantados.

É necessário que façamos tudo com responsabilidade e determinação.  Pois foi assim, de forma responsável e determinada, que conseguimos, nesses cinco anos e meio, cuidar desses gatos da melhor maneira possível.

Estamos apenas aguardando a construção da câmara de segurança nos gatis para começarmos a nos mobilizar para a transferência deles.

Claro que não estamos com pressa!  Pois sabemos que estão protegidos e super bem cuidados pela Noêmia.  Temos certeza do amor dela pelos Gatos Encantados e sabemos que isso está sendo muito difícil para ela também!

Temos muito para agradecer à Noêmia. Pois, quando achávamos que nunca mais poderíamos cuidar dos Encantados no parque, ela apareceu com a solução.  E tivemos tranqüilidade durante um ano e meio!
Temos certeza que ela também achou que seria para sempre!  Na verdade, nunca sabemos o que a vida prepara para nós, né?
Não queremos que Noêmia seja infeliz!  Sabemos que ela está sofrendo com a transferência dos gatos e que, se ela pudesse, nada mudaria.  Mas existem coisas que estão acima da vontade da gente, né? 
E podemos resolver tudo isso com muita tranqüilidade e companheirismo. 

Vamos tentar outra vez!

Tente 
E não diga que a vitória está perdida 
Se é de batalhas que se vive a vida 
Vai...
Tente outra vez

Como já tivemos a campanha de apadrinhamento para a construção do gatil em Araruama, não vamos fazer outra campanha com essa finalidade.  Vamos fazer empréstimos pessoais para construir a Nova Terra dos Gatos Encantados e, quando a casa da Noêmia for vendida e dinheiro devolvido, a gente vê como resolve!

Porém, nossa despesa na Nova Casa será grande... vamos participar, proporcionalmente, com os custos de manutenção e empregados da ONG.  Para isso, vamos precisar que os Gatos Encantados sejam apadrinhados individualmente, ou que o projeto Gatos Encantados seja apadrinhado.

A ONG Focinhos de Luz tem uma forma muito bacana de apadrinhamento.  Pode-se escolher um animal para apadrinhar e eles emitem boletos bancários que ajudam a gente a não esquecer!  Isso é ótimo, porque, com o boleto, fica mais fácil da gente lembrar todos os meses, né?

Assim que os Gatos Encantados forem para a Nova Casa, o sistema de apadrinhamento da ONG poderá ser utilizado pelos padrinhos. 
Mas, enquanto isso não acontecer, quem quiser, e puder, apadrinhar um Gato Encantado, já pode começar!
Só não terá o boleto bancário ainda!  Terá que ser através de depósito na Conta Poupança dos Gatos Encantados.

Vamos, também, lançar rifas e tentar movimentar o Bazar Encantado para conseguirmos nos capitalizar e garantir, pelo menos, verba para cobrir as despesas para os primeiros três meses na Nova Casa.

Então, amigos, quem puder apadrinhar um Gato Encantado, já pode escolher o seu gatinho afilhado! 

E, quem tiver que presentear um amigo, lembre de dar uma olhadinha do Bazar Encantado antes de ir para as lojas.  Quem sabe você não encontra o presentinho perfeito no nosso Bazar, né?
E, sendo um produto do Bazar Encantado, é mais que um produto...  é uma causa!

Os Gatos Encantados e nós ficaremos eternamente gratos!

Vejam como estão fofos!!!!!!!!!!! De novo, tive alguma dificuldade em identificá-os. Fotos em close são complicadas!!!!!!!!


Benvindo é muuuuuito folgado!

Zúúnior dormindinho

Linda Irmã, uma top model

Cor-de-Rosa em momento relax

Tricolor Esmaecida em um close MARAVILHOSO

Trairinha (reconheci pela cicatriz no nariz)

TB cansou de ser supersônico

Rauuul não saiu da toca de jeito nenhum

Ebony and Ivory, ou melhor Pancinha e Branquinho

Cabeção charmoso

Perfil do Gooordo 

Comendo atum com a patinha - quem é?????

Pancinha

Ninotchka? Ou será Leôncio?

Marvin continua assustado até hoje.

Atum para todos

Filhota, a guardiã da bolsa

Até Pio saiu da toca para comer atum

Printemps FUZZZZZZZZZZZZZZZ - Angela me corrigiu: não era fuzzz, era BOCEJO!!!! Tadinha, pagou pela má fama!

Tricolor Esmaecida comendo, confortavelmente

Momento "é o amooor" entre Angela e Cabeção

Eles se amam!!!!!!!!

Muito guardião para pouca bolsa

Sialatona em pose pão de forma

Pretinho que Só Come Ração Seca fora da toca!!!!!!!!!!



9 comentários:

Aurea disse...

Tamo junto! :)

Katia Bandeira disse...

Que dó... essa mudança toda, mais uma vez... mas entendo a Noêmia... A vida é curta demais pra se obrigar a ser infeliz...
ai dar tudo certo!

Neida Eyer disse...

Que Deus abençoe vocês, que são incansáveis... A Nonô que sempre deu o melhor e que sei, continuará dando.. as "crianças", para que possam encontrar padrinhos bem legais, que saibam que apadrinhar é acima de tudo AMAR!
Vai dar tudo certo!!

Angela Belluomini disse...

Obrigada, Aurea!!! Sabemos que podemos contar com você!

Kátia, também compreendemos. Não é nada fácil o que a Noêmia está vivendo... Pois ela ama os gatos e ter que tomar essa decisão, não deve ter sido nem um pouco fácil...

Muito obrigada pelo carinho, Neida! Você é uma pessoa muito especial!

Nancy Rossi disse...

Angela, Sonia e Noêmia...vcs são umas fofas...assim como esses bbzinhos...

Mel Preciosa disse...

Só hoje eu li o que está acontecendo... Chorando, claro... Mas, tudo vai dar certo... Sabem que podem contar comigo. No momento não posso contribuir com dinheiro mas posso fazer algumas coisinhas para o bazar se vocês quiserem... Não consigo escrever mais nada...

Sônia Schmidt disse...

Obrigada Nancy.

Mel, não se desespere. Eles continuarão a ser bem cuidados como sempre!!!!

Ainda vamos ver como faremos para aumentar a arrecadação e pagar isso tudo, ok?

Soraya disse...

Sônia e Ângela,

Só li hoje e nem imagino o que vocês três passaram nos últimos meses. Só nos conhecemos pelo grupo sobre FeLV mas tenho carinho enorme pelos Encantados e por vocês. Gostaria de contribuir com o bazar, indo ajudar com a mudança, divulgando, o que puder... Contem conosco!

Sônia Schmidt disse...

Obrigada, Soraya!