Lava, lava, esfrega, esfrega, sob supervisão da Filhota
Alice lááá no fundo no maior bom humor
Narizinho - eu acho que ela viu um bichinho
Hoje, 21 de abril de 2012, talvez seja o dia mais triste das nossas vidas.
Esse relato, não terá fotos.
Nossa Absoluta Sophie, mais que amada, foi embora pra sempre.
Eu sabia que, um dia, teria que dar esse tipo de notícia. Mas nunca imaginei que estaria tão despreparada emocionalmente para contar isso aqui.
Na sexta-feira passada, Noêmia percebeu que Sophie não se apresentou para o Banquete diário, coisa que ela sempre fez! Era sempre a primeira a chegar.
Imediatamente, Noêmia nos avisou e a levou ao veterinário em Araruama.
Sophie foi atendida e fez exames de sangue e ultrassonografia. Foi medicada e voltou pra casa. Noêmia a colocou num dos quartos da casa e ficou de olho na nossa amadinha.
No sábado, dia 14, eu e Sônia fomos para Araruama e trouxemos a nossa carga mais preciosa para o Rio. Sophie veio para ser cuidada aqui. Sophie veio para o Rio para não sobrecarregar, ainda mais, a Noêmia (que já cuida de todos os outros gatos e dos gatos dela).
Bem, foi uma semana de intensos cuidados. Foram visitas a veterinários, exames, medicação, alimentação forçada... Mas Sophie não engolia a comidinha. Por mais que Sônia tentasse, Sophie não aceitou alimentação de jeito nenhum.
Sônia foi, como sempre, incansável!
Ontem, sexta-feira, decidimos colocar uma sonda esofágica na nossa mais que amada Sophie.
Foi uma decisão difícil, pois sabíamos dos riscos. Porém, ficamos entre a Cruz e a Espada: Ou a colocação da sonda, para ser alimentada até a medicação fazer efeito, ou deixá-la sem alimentação nenhuma...
Optamos pela sonda.
Sophie estava muito fraquinha, pois estava há dias sem se alimentar. Ela demorou um pouquinho pra voltar da anestesia, um quadro esperado para a situação.
Porém, hoje, de tarde, depois que recebeu alimentação e os medicamentos, Sophie dormiu... pra sempre!
Foi suave e sem agonia.
Sophie foi a gatinha mais FELIZ que eu já conheci.
Desde muito pequena, ainda bebê, lutou pela vida.
Foi resgatada bem pequenininha e logo teve uma baita pneumonia e conseguiu superar a doença.
Aí, foi colocada para adoção. Para isso, testamos ela contra FIV e FeLV e... deu positivo para FeLV.
Ainda assim, tentamos doá-la. Sophie morou numa gaiola, numa clínica veterinária por alguns meses. Sempre muito feliz! Mas nunca conseguimos que nem uma pessoa se interessasse em adotá-la.
Até que eu e Sônia decidimos levá-la de volta ao Parque. Não era correto manter uma gatinha tão feliz dentro de uma gaiola.
No Parque, Sophie renasceu! Engordou, corria, brincava, recebia carinhos, fazia carinhos... continuou uma gatinha FELIZ!
Há dois anos, Sophie comeu veneno no Parque. Eu e Sônia estávamos lá nesse dia. E conseguimos salvar a vida de Sophie, que voltou a ser a gatinha feliz de sempre! Como se nada tivesse acontecido.
Sempre foi a gatinha que recepcionava os visitantes do projeto. Todos que iam ao Parque com a gente, se encantavam com Sophie.
Com o passar do tempo, Sophie conquistou mais amizades humanas. Na Casa de Show, do Parque, Sophie circulava entre os funcionários e ganhava petiscos e carinho.
Passamos a ter que ir buscá-la na Casa de Show todas as vezes que íamos ao Parque. E ela aparecia toda faceira e feliz!
Quando conseguimos construir a Terra dos Gatos Encantados, Sophie foi levada para lá e foi a única gatinha que não estranhou em nada a mudança! Continuou a mesma gatinha feliz de sempre!
Sophie foi a primeira Gatinha Encantada que aceitou nossos carinhos e é a primeira Gatinha Encantada a ir embora da Terra dos Gatos Encantados.
Hoje, quando Sônia me ligou, saí de casa correndo!
Levei o corpinho inerte da nossa mais que amada Sophie no meu colo até a clínica para a cremação. E acho que foi uma das coisas mais dolorosas que já passei na vida. Não podíamos fazer mais nada pela nossa Sophie. Eu não sabia que ia doer tanto...
Não consigo parar de chorar. A dor é insuportável. Não sabia que estava tão despreparada emocionalmente...
Hoje, penso que, se soubesse o tamanho da dor que estou sentindo, jamais teria começado tudo isso.
Sei que essa dor vai ser absorvida e será mais uma dor para se conviver. Mas agora, penso que nunca deveria ter começado isso!
Eu, Sônia e Noêmia estamos com o coração partido.
Vamos continuar a cuidar de cada um dos Encantados com todo o amor e dedicação possível, claro! Mas a perda de Sophie tão cedo, nos pegou de surpresa e, certamente, vai deixar marcas muito profundas em nós.
Uma vez, quando perdi uma cachorrinha do meu trabalho, escrevi que era insuportável a idéia de nunca mais ver a minha doce Dorinha... e uma amiga (Áurea) respondeu pra mim que Dorinha sempre estaria comigo. Eu apenas não poderia mais vê-la com os olhos. Mas a veria com os olhos do coração.
E será assim!
Sophie nunca vai nos deixar. Sophie sempre viverá, linda e feliz, dentro dos nossos corações. Vai continuar a correr na Terra dos Gatos Encantados... Nós apenas não poderemos vê-la. Mas poderemos senti-la.
Sophie, minha mais que amada, você vai viver pra sempre nas nossas lembranças mais queridas e nos nossos corações.
Minha Absoluta Sophie, obrigada pelos seus quase quatro aninhos de vida, nos ensinando que se pode ser feliz em qualquer lugar, desde que haja amor!
Foi uma honra ter podido conviver com você e amar você.
Sophie, amada, ainda nos veremos, viu? A vida só valerá a pena se isso for, realmente, possível, minha princesinha.
Sônia e Noêmia,
a nossa dor tão imensa, vai nos ajudar a continuar cuidando dos nossos Encantadinhos e vai nos unir ainda mais.
E juntas, vamos lutar pelo nosso sonho de CASTRAR a maioria dos animais que pudermos. Pois isso tudo só acontece por causa do abandono.
Não vamos conseguir acabar com o abandono... Mas vamos, juntas, fazer alguma diferença na vida dos animais que estiverem ao nosso alcance!
Por favor, nos avise por e-mail.
Se você quiser falar diretamente conosco, nosso e-mail é: